A ONG Transporte Ativo, o Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) e o INCT Observatório das Metrópoles divulgam a convocatória para interessados em participar da pesquisa Perfil do Ciclista 2017. Será o segundo levantamento sobre o modal cicloviário urbano no Brasil. Na primeira edição foram entrevistados 5012 ciclistas em dez cidades de diferentes regiões brasileiras e representou um marco nas pesquisas para a promoção do transporte cicloviário. Nesta segunda edição a novidade é o caráter internacional, envolvendo mais cidades brasileiras e da América Latina. A organização BiciAcción, de Quito no Equador, se une ao grupo que lidera o projeto.

FAÇA PARTE DO PROJETO

Faça parte sendo um de nossos voluntários! Precisamos de apoio para aplicação de entrevistas em Curitiba!
Se cadastre em: tinyurl.com/ciclista2017

OBJETIVO

O  projeto se propõe a pesquisar por meio de um levantamento de campo as motivações, hábitos e características sociodemográficas dos usuários de bicicletas no ambiente urbano.

MOTIVAÇÃO

Apesar dos esforços de muitas organizações da sociedade civil, a produção de informação sobre o uso da bicicleta como transporte urbano é ainda escassa no Brasil e na América Latina. Há pouca informação coletada e publicada. Este cenário traz um grande desafio para os atores interessados nas análises do uso da bicicleta, bem como para aqueles envolvidos no processo de elaboração e implementação de políticas públicas voltadas ao transporte cicloviário.Gerar subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta com políticas públicas e ações de promoção à mobilidade por bicicleta.

REGIÕES

A pesquisa será dividida em três áreas, conforme imagem.  Serão aplicados 1500 questionários, sendo 35%(520) para Área 1, 25%(380) Área 2 e 40%(600) Área 3.

CRONOGRAMA e RESULTADOS

O projeto abrangerá todo mês de outubro e novembro, nos horários de pico da tarde (16h00 – 19h00). Os resultados serão então repassados a organização geral para computo das informações e preparação de relatório a nível Brasil sobre a situação do uso da bicicleta.

Fique ligado no andamento do projeto em nossas redes!