A Nova Gestão da Cicloiguaçu 2018-2020 está se renovando!

Uma das principais formas de entender a dinâmica do uso da bicicleta e explorar seus benefícios é desenvolvendo projetos, estudos, ações e debatendo o tema. Para atuar de forma propositiva na discussão sobre o  uso da bicicleta no contexto da mobilidade de grandes cidades, buscamos interessadxs em participar de novos projetos!

Contagem Digital de Bicicletas

Por volta de 2 anos atrás o LabProdam, Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo, lançou um projeto experimental de contagem de ciclistas utilizando webcam de baixo custo. Este projeto teve um grande sucesso devido à considerável precisão na contagem dos ciclistas. Clique no link para ver um vídeo sobre o projeto:Matéria em vídeo

Queremos implantar um sistema semelhante em Curitiba para contribuir nas políticas públicas de ciclomobilidade. Uma versão no Github da Cicloiguaçu já está disponível e seu código-fonte em C++ foi disponibilizado para qualquer um ajudar no projeto.

Saiba mais em http://www.cicloiguacu.org.br/?p=3696

 

Economia da Bicicleta

O uso da bicicleta como meio de transporte traz benefícios diretos para a economia municipal, sob diferentes perspectivas. No âmbito do mercado, existem mais de 140 bicicletarias em Curitiba, diversas empresas de entrega por bicicleta, e diversos empreendimentos que se beneficiam de modo indireto (lojas esportivas, turismo, lanchonetes etc).

Pretendemos avaliar o impacto econômico do uso da bicicleta em Curitiba. O Projeto conta com a parceria do Laboratório de Mobilidade (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

 

Contagens volumétricas e classificadas de veículos

Visa conhecer a quantidade e os tipos de veículos (com foco na bicicleta) que circulam em trechos específicos da cidade. As principais finalidades do projeto são:

  • Avaliar o fluxo existente de bicicletas em relação aos demais veículos;
  • Verificar as principais direções de circulação de usuários em diferentes horários;
  • Estimar os benefícios(riscos) da presença(ausência) de infraestrutura cicloviária aos usuários de bicicletas;
  • Analisar o participação de gênero dos usuários de bicicletas;
  • Programar prioridades de melhorias para os usuários de bicicletas;
  • Estabelecer as tendências de tráfego de bicicletas;
  • Propor projetos e instalações para a melhoria no trânsito de bicicletas.

Nossas últimas contagens foram realizadas na Av. Sete de Setembro e República Argentina.  Pretende-se realizar ao menos três contagens.

 

Inclusão de Gênero

Em Curitiba, a participação das mulheres no uso da bicicleta é inferior a 10%. Quando em trânsito, as experiências e riscos são complemente diferentes entre mulheres e homens. O coletivo visa fortalecer o direito das mulheres à cidade e a promoção e uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e democrático. Trata-se de uma nova frente dentro da Cicloiguaçu, em que serão debatido o tema, pensado em ações e projetos.  

 

Mapas Colaborativos de Colisão

Atualmente, a forma existente de registrar colisões envolvendo ciclistas em Curitiba é através do sistema de Boletim de Ocorrência do BPTRAN-PR. Tal sistema, no entanto, além registrar poucas informações de interesse, é insuficiente pois  parte considerável dos casos não são reportados (principalmente casos envolvendo ferimentos mais leves). Carecemos também de informação sobre casos de ‘quase colisão’, que pode servir para a tomada de medidas preventivas. A proposta do projeto é criar uma plataforma online, de caráter colaborativo, em que o(a) ciclista pode reportar algum incidente no mapa de colisão, detalhando mais informações (data, hora, veículos envolvidos, tipo de colisão, condição do tempo, cor de roupa etc).   

Veja este exemplo na cidade de Dublin(Irlanda): Matéria

As atividades envolverão análise de dados, programação, plataformas Web, etc.

 

PARTICIPE…e exponha suas ideias!

Manifeste seu interesse através de nosso formulário! link

Iremos reapresentar os projetos e conhecer a equipe durante a primeira reunião!
Dia 01/03/2018, às 19h
Bicicletaria Cultural, Rua Presidente Faria nº 226

Além disso, se você tiver ideia de algum outro projeto/ação de promoção ao uso da bicicleta, nos conte! Vamos construir juntos!

Somos uma equipe multidisciplinar. Somos  holísticos. Somos, acima de tudo, entusiastas em quaisquer área ligadas à bicicleta. Junte-se a nós!

Dúvidas? Converse conosco!

projetos@cicloiguacu.org.br