vaga-viva

O que é uma Vaga Viva?
A Vaga Viva é uma forma de intervenção urbana onde durante algumas horas diversas pessoas ocupam as vagas de estacionamento das ruas da cidade com bancos, tapetes, sofás e qualquer outro material que convide ao uso humano. As vagas podem ser temáticas e podem incluir alguma atividade específica como jogos, brincadeiras, música, prática de meditação e diversas outras atividades manuais.

Por que Vaga Viva?
Você sabe qual o principal uso do solo no município de Curitiba? Se você fosse arriscar um palpite, qual seria? Habitação, Saúde, Educação, Cultura, Lazer? Nada disso.

O maior consumidor do espaço urbano é o transporte motorizado.

Em algumas regiões, o transporte motorizado chega a consumir direta ou indiretamente mais de 50% da área urbana. São garagens, estacionamentos, concessionárias, empresas de aluguel, autoescolas, revendedoras, oficinas mecânicas, postos de gasolina, lojas de equipamentos, ferro-velho e ainda boa parte da estrutura viária.

Os carros ocupam mais de 70% das vias, mas são responsáveis por apenas 25% dos deslocamentos urbanos.

Durante boa parte da história da humanidade, as ruas foram espaço de encontro e convivência. Apenas no último século elas se transformaram quase exclusivamente em zonas de passagem. A Vaga Viva busca revitalizar essas potenciais áreas de convivência proporcionando encontros e humanizando os espaços.

Já existe Vaga Viva em outros lugares?
Iniciativas como essa já acontecem no mundo todo. Aqui mesmo no Brasil, em São Paulo, algumas Vagas Vivas estão sendo convertidas permanentemente em espaços para pessoas.

Onde acontece? Como posso participar?
Apenas em 2014, a CicloIguaçu já realizou três Vagas Vivas, todas no centro de Curitiba. Acompanhe o nosso site e fique por dentro das próximas.

Além disso, você mesmo pode organizar sua própria vaga, fale conosco.


Veja todas as publicações sobre este assunto.