Criado em 2012, o Saia de Bici é uma das vertentes da CicloIguaçu. O grupo tem como proposta discutir a feminilidade e a bicicleta. Questões como a relação da mulher ciclista no trânsito, com a cidade, consigo mesma e com os outros, são uma constante nas reuniões do grupo. A ideia é tomar a bicicleta como forma de empoderamento da mulher.

logo-saia-de-bici

Em agosto de 1885, a Sra. Regina de Koven escreveu:”para homens ricos e pobres, a bicicleta é uma benção, mas para mulheres, é libertação, revolução, salvação. É quase impossível exagerar as potencialidades desse exercício de cura dos males comuns e característicos do sexo feminino, tanto físicos quanto mentais, ou calcular os efeitos de longo alcance que sua influência tem nos assuntos de vestuário e reforma social”… Uma profissional da medicina que pedala desde 1888 se disse confiante de que a ampliação do hábito da bicicleta entre as mulheres resultará em roupas saudáveis e confortáveis.

Chris Carlsson

… Cada vez que uma das minhas corajosas irmãs ciclistas coloca os pés nos pedais e sai pela cidade, está desafiando uma cultura que diz às mulheres aonde elas podem e não podem ir, o que podem e não podem fazer, como devem ou não devem agir… Ela é mais uma mulher visível, nas ruas… Nós somos um pecado coletivo gigante sobre rodas, rolando por cima de qualquer babaca misógino que acha que nós não podemos, e trazendo junto qualquer irmã que esteja em dúvida, a quem disseram que ela não deve.

Citação de Christy Thornton no livro Nowtopia

Veja todos os eventos relacionados.